0

214. Se algum amigo tiver um macaco no nariz, avisa-o

A amizade é como o álcool, às vezes (reitero, às vezes) é preciso aprofundar significativamente para se entender melhor aspetos incompreensíveis à primeira vista. Um verdadeiro amigo deve dar a sua verdadeira opinião sempre que a peçam, reitero, sempre que a peçam e não porque te vai na cabeça opinar sobre tudo. No entanto, existem algumas circunstâncias em que deves alertar os teus amigos mesmo que não te estejam a pedir opinião, como sendo um macaco no nariz, uma braguilha aberta, a sentir-se bêbados quando passaram a noite a beber bebidas sem álcool, estarem a pensar curtir com a mulher de outro grande amigo, enfim, todas aquelas em que até podem ter piada durante alguns segundos (dias ou mesmo anos) mas que convirá alertar pelo bom nome dos mesmos e pela tua amizade.

manos

(Os dois grandes amigos do teu pai, o tio Casaca e o tio Rente. Já passamos por algumas histórias juntos e formamos os Trio Admira, como eles te poderão contar)

0

213. Lembra-te do aniversário da mamã

O aniversário da mamã é como a data memorável em que compraste o primeiro carro mas…muito mais importante! O ser humano mais importante neste mundo para ti sempre foi e digo-te que deve continuar a ser a tua mamã. Por muito má que ela seja (duvido que é um “caranguejo” dócil, esperto, inteligente, belo e, vá, algo divertidamente desorganizado), não te esqueças que foi ela que te fez transitar de um pequeno girino para um recém-nascido com 4,680kg e para o “arrobas” que agora és como o teu avô Elias te chama. Houve uma grande ajuda dos teus avós maternos, e alguma do papá e agora das professoras mas se reparares em 95% das vezes que tens um problema chama-la sempre a ela (podes continuar assim que eu agradeço). Neste sentido, é crítico que te lembres sempre do aniversário da mamã e lhe faças ou compres uma prenda (recomendo aqueles cartões fabulosos das lojas de roupa que ela adora por ser uma verdadeira fashionista). Mais, lembra-te sempre que ela nunca terá mais que 30 anos (como todas as mulheres deste mundo), pelo que a prenda é sempre pelo trigésimo aniversário (mas diz sempre parabéns pelos 30 anos, que soa melhor).

Lena Grávida

(Diz lá se a tua mãe mesmo grávida de ti com mais alguns quilinhos não esteve sempre giraça)

0

212. Aproveita as férias ao máximo

As férias são como o gelado, calham bem no verão, inverno, outono ou primavera e nunca são a mais se forem usadas com cabeça. Seja em casa, no teu fantástico país, que tem muito para descobrir, na Europa ou em qualquer outra região do mundo, aproveita para te divertir, para fazer coisas que vens adiando, dar uma volta à tua tralha, “libertar a franga”, enfim, iniciar um novo ciclo na tua vida, se for caso disso. Apesar de não o achares, o período em que estudas na tua vida será o que poderás aproveitar mais as férias, pois regra geral são dois a três meses de boa vida. Quando começares a trabalhar serão, em princípio, 22 dias, dos quais sugiro que tires três semanas seguidas, para descansar realmente, coloques o teu dia de anos; se já tiveres namorada, o dia de anos dela, e vá uns dias antes e depois da passagem de ano. Pelo caminho faz um interrail, acampa, passa uma semana num hotel de topo e sempre mas sempre, desliga, simplesmente desliga do teu dia-a-dia habitual.

punta cana

(As tuas primeiras férias no estrangeiro e a primeira vez que andaste de avião foi agora – Punta Cana; portaste-te lindamente e parece-me que foste das poucas pessoas que foram para lá que vieram mais magras, pois não paraste de correr, mesmo com o bafo de calor)