0

117. Aprende uma palavra nova todos os dias

Chambão é aquele que não aprende todos os dias. Deves estar a questionar o que é chambão. No meu tempo ias ao dicionário, agora vais ‘googlar’ e não tem metade da piada. Compra um dicionário da tua língua e de pelo menos um de inglês. Abre ao calhas e aprende uma palavra todos os dias. Vai-te servir para muita coisa na vida, como daquela vez que a senhora do café da estação do Monte Estoril, ao meu pedido de pastilhas de morango, respondeu se eu queria ‘pastilhas de stromba’. Por falta de léxico em ‘inglês de praia’, fiquei como um ‘burro a olhar para um palácio’ (dicionário de provérbios aqui) e a senhora retorquiu que a nova geração estava tão mal que nem em inglês sabia dizer morango. Por isso, prepara-te, inclusive em inglês de praia!

(O melhor professor de inglês do país)

 

0

116. Mama mas não abuses

Recusar ajuda é como ter um guarda-chuva fechado quando está a chover, até te podes safar mas arriscas-te a que as coisas possam correr mal. Há que ter consciência dos teus limites, ainda que os devas sempre superar a bem da tua evolução. Nada como ter o apoio dos outros, claro está, se o oferecerem ou se a tal se predispuserem. Nunca te esqueças que os amigos servem para te ajudar mas também (e reitero o também) para tu os ajudares. Neste sentido e como diz uma caneca das Caldas em formato de peito que a tua avó Gusta tem lá em casa “mama mas não abuses”.

PS: o mesmo serve para a tua família, sobretudo o teu pai e a tua mãe!

(Se há grito de “ajuda” que gosto é este por esta banda de desconhecidos)  
0

115. Vê desporto automóvel

O desporto automóvel é como saídas de uma noite, pode ser altamente excitante mas acabar muito mal. O teu pai era um grande fã de rallies na época dos Integrale, Cosworth e Celicas (livra-te de não saberes o que acabo de dizer quando leres isto, será sinal que te eduquei mal). Julgo que pouco antes ou na mesma altura tive uma pancada pela F1 com uns carros pretos da John Player Special conduzidos por um tal de Ayrton Senna. Mais recentemente apaixonei-me pelo TT, por via de ter conhecido e trabalho com o tetracampeão nacional Filipe Campos. Por esta altura de Janeiro decorre o Dakar, algo que se puder ainda acompanharei um dia contigo. A capacidade destas pessoas de conduzirem como conduzem e mesmo as viaturas em si, rapaz, rapidamente vais perceber o porquê de parecerem saídas de uma noite”.

PS: ainda não cumpri o meu sonho de andar ao lado de um piloto de rallies pelo que vou esperar que tu te tornes num para dar uns “giros”

(Um dos muitos pilotos impressionantes que o teu pai teve o privilégio de ver)   
0

114. Inspira-te nos outros

Os outros são como a meteorologia, ora te permitem ver onde irá brilhar ou prever onde vai haver tempestade. Com todas as pessoas que entram na tua vida, presencialmente ou não, por muito ou por pouco tempo, podes sempre ganhar algo. Deves ter uma mente aberta e um espírito positivo, pois por muito que aches que há outros que têm mais ou são mais afortunados que tu, há também os que estão no pólo oposto. Deves inspirar-te em todos para seres um homem melhor, sem nunca passar por cima dos outros e, sempre que possas, levá-los contigo ou acompanhá-los a chegar mais longe. Recordando um slogan que gosto muito da Adidas:

  
 PS: muito trabalho e transpiração como dica adicional. Os outros podem-te ensinar muito mas raramente há caminhos rápidos para bons resultados