2

36. Vai à praia com frequência

De Inverno ou Verão vai à praia, seja quando estejas feliz ou triste, acompanhado ou sozinho. O mar fala com a tua alma, tal como a areia nos teus pés. No Verão dares um mergulho e sentires o sol a bater na tua pele é das melhores sensações do mundo. Partilha-a com quem mais gostas. O teu pai “cresceu” na praia da “Rata”, praia do Tamariz e mais algumas da linha de Cascais mas apaixonou-se por várias da Costa Vicentina. Aconselho-te a pegar um dia num grupo de amigos e partir rumo ao sul sempre pela costa, parando em Melides, Porto Covo, Vila Nova de Mil Fontes, Zambujeira, Rogil, Aljezur, Sagres, Lagos, Praia da Rocha, entre outros.

(O primeiro anúncio que associo ao mar e que levou durante anos o teu pai a desejar ter um ferro de aquecer café dentro do carro)
0

35. Vê o Top Gear

Mesmo que não gostes de carros (coisa que não concebo porque o primeiro em que andaste foi um Mini Cooper S), perde algum tempo a ver o programa Top Gear. Se Portugal tem o Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, a Inglaterra tem o Melhor Programa de Automóveis do Mundo. Até a tua mãe, que não liga a automóveis, consegue ver mais de 10 minutos de Top Gear. São os tipos mais criativos, directos e amantes de carros que alguma vez vi, havendo praticamente em cada episódio algo de realmente único.

(Um dos meus episódios favoritos, que junta um dos meus carros de sonho e idosas a fazer… piões!)
0

34. Acorda cedo

Para aproveitares muitas das coisas boas da vida, nada como acordar cedo para desfrutar delas. O nascer do sol, chegar em primeiro à praia, a primeira fornada de bolos, o silêncio das ruas, conhecer a praça local, ver os principais produtos “pedidos emprestados” na Feira da Ladra e, sobretudo, as várias horas pela frente para aproveitar junto daqueles que mais gostas.

(Primeira música que o teu pai se lembra sobre a importância de acordar cedo)  
0

33. Vibra com o futebol

Nasceste no dia a seguir à Selecção Nacional se ter qualificado no Euro 2012 com uma vitória sobre a Holanda para as meias-finais com dois golos do grandioso Cristiano Ronaldo, pelo que só podes ser um amante da bola. Escrevo-te hoje, depois de termos sido eliminados pela selecção espanhola nas meias finais com muita honra, para te dizer que vive o futebol com a alma de um bom português. O futebol é uma das coisas que anima a tua nação e que mostra que o “cú da Europa” tem mais um elemento de valor, para além das pessoas, da comida, das magníficas empresas, paisagens, entre tantas outras coisas. Entre a Selecção Nacional e os clubes em Portugal tens muito por onde vibrar e passar momentos de cortar a respiração, sobretudo no Estádio. Dois pontos importantes: 1. Depois da Selecção Nacional só existe um clube em Portugal que é o Benfica; 2. Se queres viver até aos 100 anos, torna-te amante do golfe, o futebol tal como a condução são as únicas duas coisas em que o teu pai acredita que até o mais pacífico dos seres humanos se transforma completamente.


(Maior hino português ao futebol, segundo o teu pai)
0

32. Não tenhas medo da morte

Pelas dezenas de séries de animais que vais ver com o papá, vais perceber que a morte faz parte do ciclo natural de toda a vida. Vai custar sobretudo quando pessoas que gostas muito partirem mas lembra-te de todos os bons momentos que passaste com essas pessoas e guarda, dentro do teu coração e cabeça, aquela última imagem em que as viste a sorrir. A tristeza vai-te invadir seja por estas pessoas, pelos animais ou até pelo não humano telemóvel que deixaste cair no chão e se partiu todo. Não tenhas vergonha em chorar, é o que te torna humano.

(Num desses dias, deita-te no chão a olhar para o céu, para o mar ou para qualquer outro elemento da natureza a ouvir esta música sem pensar em mais nada; pequeno à parte, neste videoclip aparece um dos filmes que o teu pai mais gosta e que tens que ver pelo espírito positivo que incorpora – “Bom dia Vietname”)


0

31. Aprende a respirar

A vida vai colocar-te desafios cada vez maiores à medida que os anos vão passando. Curiosamente saber respirar bem, vai-te ajudar nos momentos mais críticos, pelo que respirar fundo numa contagem decrescente de 10 para 0 é um pequeno passo. O melhor mesmo é fazeres Yoga, onde para além de aprenderes a realmente respirar, ainda beneficias de exercício físico e elasticidade.

(Primeira música que falava em respirar que o teu pai ouviu, muito adequada para momentos de grande adrenalina e rapidez)

PS: Está saldada a dívida dos conselhos em atraso, ufa, já posso “respirar”.
2

30. Celebra os teus aniversários

Acabas de fazer uma semana de vida, parabéns! Lembra-te de celebrar sempre os teus anos, seja com uma pessoa ou com um conjunto de familiares, amigos e conhecidos. Aproveita esse dia para reflectir como foi o ano que passou e o que queres para este ano que inicias agora. Não tenhas pressa em crescer, que a vida passa a correr. Saboreia cada ano, que as coisas acontecem quando têm que acontecer (ok, às vezes um pouquinho mais tarde, como a tua mãe que surgiu na minha vida quando eu já tinha desistido de encontrar alguém).

(Festa surpresa do 34º aniversário do pai organizada pela tua mãe com a presença da tia Elsa, primo Simão, tia Vera, tio Casaca, tia Sónia, tio Rente, tia Catarina e tio Ricardo) 


(Tu na barriga da tua mãe na festa dos meus 34 anos)


2

29. Compra uma Bimby

Para além da lida da casa, deves saber cozinhar mais do que uma refeição da entrada, ao prato principal e sobremesa. Nesse sentido, o melhor conselho que te posso dar é comprar uma Bimby, o electrodoméstico mor de qualquer cozinha. Novamente, se encarares este mágico electrodoméstico como uma playstation, viras um ás na cozinha, pois só tens que seguir as receitas à letra e trabalhar com três simples factores em poucos botões (tal qual Medal of Honor na PS): tempo, velocidade e temperatura. Isto não exclui, a capacidade de fazer grelhados no carvão, nos quais o teu avô Tino era um mestre e que revelam o que de melhor o teu pais tem (sardinhas, bifanas, couratos, etc).


(A primeira Bimby que cá entrou em casa, despida depois de um arroz de cenoura, peixinhos da horta e leite creme de soja, tudo feito pelo teu pai num abrir e fechar de olhos)
0

28. Aprende a lida da casa

Aprender a lida da casa não faz de ti menos homem, muito pelo contrário faz de ti um homem mais capaz. Quer para viver sozinho, quer para viver acompanhado, saber lavar roupa, lavar louça, passar a ferro e limpar todas as divisões vai fazer falta. Terás nas máquinas grandes aliadas, só precisas de as encarar como mais um computador ou uma playstation. Não me esqueci aqui do cozinhar, é de propósito para o conselho seguinte.

(Primeiro equipamento doméstico do teu pai, que faz batidos e mói café, algo muito avançado quando eu era puto; o teu tio Mário certa vez a fazer um batido de cenoura desatarraxou o copo sem a base e o teu pai e os amigos ficaram todos cheios de batido)


0

27. Acredita em algo superior

Acredita que há uma força maior que interfere com um conjunto de eventos na tua vida e não é mesmo o dinheiro (ajuda mas não mudará muitos eventos na tua vida). O teu pai começou a acreditar em Deus na igreja protestante, passou a acreditar em algo superior não ligado a nenhuma religião, conheceu a tua mãe que era e é muito esotérica e acredita na energia que nos rodeia e regressou a Deus na igreja católica. No fim do dia, continuo a acreditar sobretudo numa força maior que tanto ligo a Deus (católico/ protestante) como à energia no mundo. Já me safou de morrer umas quantas vezes, inexplicavelmente, como te poderei contar quando o quiseres ouvir.


(A tua avó materna pode-te cantar dezenas de hinos de cor mas deixo-te uma das músicas da minha infância que mais gostava de ouvir relacionada com essa força superior)